top of page

Carnaval

  2011

 

O enredo escolhido para o carnaval 2011 foi sugerido pela familiar Elizete: “As 7 maravilhas do mundo: Ver, ouvir, provar, amar, sentir, rir e fazer fotossíntese”. Além de enaltecer a maravilhosa capacidade de experimentar sensações, o enredo convidou a pensar na maravilha de amar e de se alegrar. E nada disso seria possível se não fosse a fotossíntese!

Carnaval

   2012

 

Pirou a nave mãe, virou balaio de gato” foi o enredo escolhido para o carnaval 2012. Esse tema representou a busca incessante por tecnologia meio ao balaio de gato dos tempos modernos. O enredo propõe que o Carnaval seja um dos remédios e um sinal de alerta para que a nave mãe possa viajar pelo universo com segurança e sem discriminação.

Carnaval

   2010

Em 2010, o usuário João Batista sintetizou as agruras enfrentadas em sua trajetória pelos labirintos psiquiátricos e as saídas encontradas a partir de novas formas de tratar a loucura: "Ser maluco é fácil, difícil é ser eu!". O tema acolhido pela grande maioria dos presentes na reunião de escolha do enredo permitia a João e a todos os compositores contar histórias muito tristes de outra maneira, criativa e libertária.

Carnaval

   2008

Em 2008, o enredo escolhido para o desfile do Carnaval foi “Viva o Choro! Viva a nobreza popular brasileira!”. Uma homenagem ao Choro, gênero musical que surgiu em meados do século XIX e que é considerado a primeira música urbana brasileira, nascida na Cidade do Rio de Janeiro.

Carnaval

   2007

Em 2007, o “Tá  Pirando” desfilou com o samba Tô maluco, mas tô em obra”, cujo enredo é uma resposta bem humorada ao discurso de segmentos da psiquiatria contrários à Reforma Psiquiátrica.

Carnaval

   2006

Em 2006, o “Tá  Pirando” comemorou seu primeiro aniversário com o tema "Saúde, Arte e Loucuraatravessando a Avenida Pasteur, trajeto oficial do desfile e endereço que abrigou o Hospício Pedro II, o primeiro da América Latina.

Carnaval

   2009

 

Em 2009, o tema foi “Água e Vida em Marte”, sugerido pelo puxador André Poesia. Em suas palavras: "é um tema atual, nesses tempos de aquecimento global. Os cientistas já descobriram água em Marte, mas ainda não sabemos se tem vida lá. Não sabemos como é, se eles respiram e tal. Mas se tiver vida em marte, espero que eles não sejam ferozes como os humanos, que eles ajudem mais uns aos outros".

 

O Tá Pirando, Pirado, Pirou! realiza, a cada ano, o evento de Escolha do Enredo, onde os participantes sugerem temas para o próximo carnaval. Esse é um espaço democrático, no qual cada um defende seu tema e, através de votação do público, um enredo é eleito. 

Carnaval

   2013

 

O 9º desfile traz o temaProblema Mental não dá em pedra, dá em gente. Vamos tratar dignamente”. Esse enredo remete à reivindicação por locais de tratamento dignos, gratuidade nos medicamentos, inclusão no mercado de trabalho, convivência com a família, acessibilidade e lazer. Convidamos a todos para embarcar no nosso samba, remando com a cultura do carnaval para se chegar num momento possível de muita saúde.

Enredos Tá Pirando, Pirado, Pirou! 
bottom of page