top of page
        O Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou! tem o propósito de integrar a Cultura e Saúde Mental a partir do campo da Reforma Psiquiátrica, desenvolvendo atividades de arte voltadas para o festejo popular, tendo o carnaval como principal via de expressão, de inclusão social e de exercício da cidadania.


       Desde sua fundação, no final de 2004, o Tá Pirando vem agregando um número crescente de usuários, familiares, técnicos e voluntários de diversas áreas de atuação. Realiza oficinas semanais de confecção de alegorias e adereços, de composição de samba e cantoria,  de percussão, além de reuniões da equipe executiva do Coletivo Carnavalesco e produção de eventos culturais ao longo do ano, tendo como ápice o desfile na Av. Pasteur - Urca, que acontece tradicionalmente no domingo anterior ao Carnaval.

       

Logo oficial do bloco

       O nome do bloco foi sugerido por um usuário do Instituto Municipal Phillippe Pinel, que argumentou:
"Temos que ser audaciosos. Não vamos fazer um carnaval apenas pra quem já pirou, vamos pra rua brincar com quem tá pirando!". Desde o seu surgimento, o Coletivo se articulou à Associação de Moradores da Lauro Muller e Adjacências (ALMA), marcando sua inserção na comunidade.

Tá Pirado, Pirado Pirou! - Joana
00:00 / 00:00
bottom of page